Terapia-biologica

O Que é Novo em Terapia Biológica?

Nas últimas décadas há um crescimento importante nas terapias biológicas em “sports medicine”. Destaque no tratamento de lesões condrais, osteoartrite, lesões de tendões, músculos e ligamentos.

Os produtos biológicos mais conhecidos são o plasma rico em plaquetas (PRP), que é obtido através de um preparo específico, através da coleta do sangue periférico. Possui diferentes formas e fórmulas de preparo. Já o bone marrow aspirate (BMA), para a obtenção, como o nome já diz, fazemos um aspirado da medula óssea, podendo ser da crista ilíaca posterior, crista ilíaca anterior, fêmur e tíbia. A diferença do sítio doador é pela quantidade de células mesenquimais (MSC) disponíveis em cada um. Há ainda as células de gordura periférica. Para a coleta e tratamento das células de gordura periférica, no nosso serviço, utilizamos o kit da Lipogems®. Um sistema fechado, aonde realizamos uma minilipoaspiração, que através da técnica específica, conseguimos separar as MSC. Os procedimentos podem ser realizados a nível ambulatorial.

Nas lesões musculares, com algum tipo de ruptura sintomática (lesões grau II e III), nos últimos anos ocorreu uma significativa mudança no tratamento. Primeiramente, não utilizamos anti-inflamatórios (hormonais ou não hormonais). Usamos a crioterapia (gelo com indicação específica de tempo). Estimulamos a cicatrização com a menor quantidade de fibrose e maior formação de tecido muscular. Temos como armas terapêuticas o PRP com as suas variações como a principal opção.

A osteoartrose (osteoartrite) é a doença em toda a articulação, apresentando sinais e sintomas das lesões na cartilagem, associado a um processo inflamatório periarticular que também acomete o osso.

As lesões de cartilagem podem ter várias causas. Desde os traumas, alterações genéticas, erros de alinhamento, gesto esportivo errôneo, dentre outros. O diagnóstico da causa é essencial para o correto manejamento da doença.

Cada vez mais, observamos tratamentos pouco invasivos, com melhorias da articulação, com menor necessidade de tratamento cirúrgico. Não utilizamos no nosso serviço o uso de corticoides intra- -articulares. Cada vez mais a literatura relata o curto período de melhoria dos sintomas, sem modificação no ciclo da doença, com malefícios à cartilagem desde a primeira aplicação. Há medicamentos, como o ácido hialurônico, que tentam promover uma melhora do meio articular, com redução dos sintomas e dos processos de degradação da articulação. Existem diferentes tipos no mercado, com diversos pesos moleculares e de origem distintas, cada qual com a sua respectiva indicação.

Nos procedimentos biológicos, vários artigos, comparam o uso do acido hialuronico com o PRP. Observamos resultados semelhantes e, na maioria dos casos, uma melhor resposta com o uso do PRP.

Quando os procedimentos já mencionados não apresentam uma resposta favorável, podemos buscar as células mesenquimais da própria pessoa, associado a nutrientes capazes de favorecer o meio articular e o melhoramento do quadro clinico. Neste caso, temos como opção o BMA e as células de gordura periférica.

Estes produtos biológicos podem ser utilizados de forma separada, sendo que alguns autores, preconizam algumas associações dependendo de cada caso. São injetados na articulação sem necessidade de tratamento cirúrgico.

As cirurgias ficam reservadas para os casos de lesões extensas, refratárias aos tratamentos realizados ou com alterações do eixo de descarga de peso. Na maioria das cirurgias, realizamos procedimentos para o estímulo da regeneração condral, com um arsenal cada vez maior de materiais com base em células e membranas.

Nenhum procedimento dos aqui citados pode ser pensado como solução isolada. Cada pessoa tem a sua doença, com as suas características respectivas, necessitando do tratamento personalizado. Como reflexão, nos Estados Unidos, a previsão para nos próximos três anos é de uma redução na implantação de próteses em 54%.