Sentir dores nos joelhos é algo bastante comum em algum momento da vida de alguma pessoa. Seja por uma entorse, lesão ou movimento brusco, a dor no joelho pode aparecer em diferentes fases da vida e pode ter diversas causas. Para melhorar essas dores, a prática de atividades físicas é altamente recomendada, mas e quando a dor surge exatamente quando estamos praticando um exercício?
Você já sentiu dores no joelho ao fazer agachamentos, por exemplo? O agachamento é um importante exercício para o fortalecimento de toda a musculatura do quadril e pernas, porém, quando mal executado pode acabar acarretando mais prejuízos do que benefícios para o praticante. Esse movimento também é comum nas tarefas diárias e sentir dor mesmo nesses movimentos rotineiros é sinal de que algo não está bem.
Como fazer para diminuir a dor no joelho ao agachar?
A melhor solução para diminuir as dores é fazer alongamentos. Isto é, ao levantar-se pela manhã, aposte em alongamentos para que seu dia comece de forma mais leve e relaxada. Isso vai fazer com que seu organismo esteja preparado para as atividades diárias mais comuns como caminhar, agachar, levantar, etc.
Caso você seja adepto a academia, a recomendação é que você faça alongamentos antes dos exercícios como o próprio agachamento e que sempre os faça com a supervisão de um profissional especializado e que esteja a par de qualquer problema de saúde que você possa vir a ter ou esteja enfrentando. Assim, este profissional saberá qual o treino certo ele deve passar para você mediante suas necessidades.
Além disso, a fim de prepará-lo melhor para movimentos comuns diários como o agachamento, você pode apostar em exercícios leves como caminhadas, corrida ou andar de bicicleta, pois todos esses exercícios trabalham músculos que compõem a sustentação do joelho, deixando-o mais fortalecido.
E se mesmo assim eu continuar sentindo dor no joelho?
Se mesmo fortalecendo seu joelho você ainda sentir dor ao agachar, é necessário que você procure um especialista para avaliar melhor o seu caso. Cada caso é único e deve ser avaliado como tal. É imprescindível que você explique ao médico todas as suas dores para que ele entenda melhor o que está acontecendo com você. Lembre-se sempre de buscar um especialista que seja de sua confiança e que tenha boas recomendações.
Você tem alguma dúvida? Deixe seu comentário abaixo.