Terapias biológicas no tratamento de lesões ortopédicas

Capacidade de diferentes agentes ortobiológicos

Um dos meus objetivos dentro da área médica é estar sempre por dentro das novidades de tratamento para meus pacientes. Dessa maneira, gosto de me inteirar dos artigos médicos mais recentes e modernos.

The Orthopaedic Journal of Sports Medicine, que nos traz uma Declaração de consenso da NBA de 2020 sobre o uso das terapias ortobiológicas em seus atletas e sua eficácia.

 

O que são terapias biológicas ou ortobiológicas?

 

As terapias biológicas também são conhecidas como ortobiológicas e têm por finalidade promover uma cicatrização mais rápida e de melhor qualidade para as lesões, principalmente as mais comuns que acometem atletas, como as lesões de tecidos moles e cartilagem articular, fazendo com que esses atletas possam voltar às suas atividades em menor tempo e com menos chance de nova lesão.

 

Atualmente, existem dois tipos de terapias biológicas disponíveis: a PRP (Plasma rico em plaquetas) e a Terapia baseada em células-tronco (MSC).

 

Plasma rico em plaquetas (PRP)

 

O PRP consiste em um tipo de terapia feita através da retirada de uma amostra de sangue periférico do próprio paciente. Esta é uma das formas de terapia biológica mais utilizada.

 

Terapias baseadas em células-tronco

 

Já sabemos que as células-tronco são populares por sua capacidade de autoregeneração e angiogenese. Dessa forma, elas podem promover a cura e o reparo dos tecidos lesionados. Essas células-tronco podem ser obtidas de três principais formas: através da medula óssea autóloga, do tecido adiposo autólogo ou tecido amniótico alogênico.

 

Estudos indicam que a terapia baseada em célula-tronco possui um grande potencial para a cura rápida das lesões em atletas, porém ainda carece de evidências em certos tipos de tratamento, para que seu uso seja amplamente apoiado.

 

Quais patologias específicas podem ser beneficiadas por esse tipo de terapia segundo o estudo?

 

A Declaração de Consenso de Ortobiologia da NBA de 2020 apresenta que tais patologias específicas podem ser beneficiadas pelas terapias ortobiológicas:

 

  • Lesão da cartilagem do joelho
  • Osteoartrite do joelho
  • Lesão Miotendinosa
  • Tendinopatia Patelar
  • Entorses de tornozelo
  • Tendinopatia de Aquiles
  • Fasciopatia plantar

 

Cada uma dessas lesões pode exigir tratamento diferenciado, e é por isso que cada caso deve ser tratado como único. É necessário que se faça uma avaliação, para se saber a melhor terapia, no tempo ideal e com a recuperação específica.

 

Atualmente, quais as principais indicações para uso de terapias biológicas?

 

Vários ensaios clínicos tiveram por objetivo a análise da capacidade de diferentes agentes ortobiológicos na melhora da cicatrização, no alívio da dor e no tempo de reabilitação.

 

Os principais procedimentos estudados foram o reparo do LCA (Ligamento Cruzado Anterior), a reconstrução do LCA, lesões do menisco e tratamento de defeitos condrais. Associa ainda lesões musculares, tendinosas e demais ligamentos do joelho e tornozelo.

 

Você ficou com alguma dúvida? Me coloco à disposição para responder suas perguntas com muito prazer! Meu compromisso é com a sua saúde!