Reconstrução do ligamento cruzado anterior combinada com tenodese extra-articular lateral.

As lesões do Ligamento Cruzado Anterior (LCA) são muito comuns em pacientes jovens que praticam esportes. Na lesão, uma instabilidade do joelho ocorre provocada pelo pivot shift do joelho. Um estudo publicado no The American Journal of Sports Medicine aponta que 25% dos pacientes continuam a apresentar instabilidade rotacional anterolateral residual após a reconstrução do LCA.

Além disso, há outras complicações específicas da instabilidade rotacional anterolateral residual, como a reruptura do enxerto de LCA e progressão precoce das alterações degenerativas do joelho. Dessa forma, podemos constatar que há uma certa incapacidade das técnicas atuais na reconstrução do Ligamento Cruzado Anterior (LCA).

A tenodese extra-articular lateral (TEAL) foi um procedimento primeiramente conhecido em 1967, quando foi descrita por Lemaire. A TEAL trata-se de um procedimento que visa compreender a instabilidade rotacional anterolateral residual do joelho afetado. Inicialmente, era realizada como procedimento isolado, porém, hoje em dia a tenodese extra-articular lateral pode ser feita concomitantemente com a Reconstrução do Ligamento Cruzado Anterior (RLCA), pois juntas atuam como um controle para a instabilidade rotatória. 

Quando é indicado realizar a Reconstrução do Ligamento Cruzado Anterior combinada com a tenodese extra-articular? 

Grande parte dos cirurgiões, principalmente os internacionais, acreditam que o procedimento é benéfico para pacientes de alto risco, revisão do LCA, pacientes com menos de 25 anos, majoritariamente mulheres, atletas, pacientes com exame físico com pivot shift grau 2 ou 3, frouxidão ligamentar inerente, lesões crônicas do LCA e potenciais lesões em rampa. 

O objetivo é que este procedimento melhore a estabilidade e previna complicações de reruptura da RLCA e TEAL concomitantes. 

Meu compromisso é trazer à luz as informações mais recentes sobre os procedimentos em que atuo dentro da área da ortopedia e traumatologia, a fim de deixar você sempre a par do que há de mais moderno nessa área. Você possui alguma dúvida sobre este assunto? Ficarei feliz em responder seus questionamentos.