Cada uma possui sua particularidade e variariam muito em cada caso
Ao escolher o tipo de tratamento, alguns fatores precisam ser considerados, como: tamanho da lesão, sua localização, bem como sua rotação e alinhamento. Outros três fatores que ainda contam muito são a saúde do paciente, tanto física quanto mental e sua idade.
Geralmente, existem 4 tipos de tratamentos cirúrgicos principais quando o assunto é lesão de cartilagem do joelho, e hoje falaremos um pouquinho sobre cada uma delas com base em um artigo atual, deste ano, que saiu no The Journal Of Bone And Joint Surgery – 2021.
- Condroplastia do joelho
Faz-se uso da técnica de condroplastia quando o objetivo é regularizar a cartilagem do joelho, sendo geralmente acometida por alguma doença ou lesão específica. É uma cirurgia comumente feita através da artroscopia do joelho. Indicada para as lesões sem exposição óssea (até o grau III).
- Estimulação da medula
A estimulação da medula é outra técnica cirúrgica que engloba várias técnicas com o propósito de criar um tubo uma passagem entre a medula óssea e a superfície da cartilagem lesada. Dessa maneira, cria-se uma resposta de cicatrização gerando bons resultados. Bem indicada para lesões de até 2cm2, sem alta demanda.
Com o passar dos anos, essa técnica vem sendo aprimorada através de estudos com animais, e seus resultados vêm sendo positivos e crescentes, associada a augmentation biológico e menor agressividade cirúrgica. Essa técnica é a mais usada nos Estados Unidos quando o assunto é tratamento de lesões de cartilagem.
- Transferência de autoenxerto osteocondral
Essa técnica permite que a integração óssea seja mais rápida e mais confiável que a de transplante de aloenxerto osteocondral (enxerto de banco de tecidos), comumente utilizada em pacientes jovens e ativos. Essa técnica de transplante possui algumas limitações, porém estudos demonstram bons resultados e sua utilização deve ser utilizada com base na experiência médica do especialista.
Outro ponto importante é que através desse método de transferência de autoenxerto osteocondral transfere-se a cartilagem hialina, juntamente ao osso que está inserida.
Nesta técnica, utiliza-se de enxertos retirados do próprio joelho, em um local com menos exigência e transfere-se para um local de carga. Segundo estudos, existe um perfil ideal para essa cirurgia, e este perfil é formado por jovens, preferencialmente ativos, e com lesões de tamanho específico ≤3 cm2.
- Técnicas de restauração de cartilagem articular baseadas em células
Os procedimentos referentes à essas técnicas têm como base o cultivo de células e seu implante posterior no tratamento das lesões condrais. Um dos procedimentos conhecidos é o ACI (Implantação de condrócitos autólogos), onde uma artroscopia é realizada para saber o real tamanho da lesão e então se faz a coleta, seguida do cultivo dos condrócitos colhidos, com o propósito de serem implantados no joelho novamente (cirurgia em dois tempos distintos).
A evolução desta técnica é a MACI (Implantação de condrócitos autólogos assistido por matrix). Há a cultura de condrócitos e semeadura das células que, posteriormente, é fixa no local da lesão da cartilagem com cola de fibrina.
Alberto Gobbi, em seus estudos, comparando a técnica MACI (realizada em dois tempos), e implante de membrana de colágeno com BMAC (Bone Marrow Aspirate Concentrate) – realizada em apenas um tempo cirúrgico – encontrou resultados semelhantes acima de 5 anos de seguimento, com formação de cartilagem hialina like.
Por fim, falaremos de outra técnica estudada: a Cartilagem de aloenxerto juvenil particulada. Nesta técnica, há o procedimento de aloenxerto de cartilagem proveniente de doadores jovens, onde há uma melhor resposta proliferativa, contendo condrócitos na matriz extracelular nativa capaz de formar uma nova cartilagem do tipo hialina, que, como dito anteriormente, é responsável pelo crescimento ósseo. Esta ainda é uma técnica considerada recente e é por isso que cada vez mais estudos estão sendo realizados de modo a trazer outras informações valiosas sobre ela.
Outras técnicas ainda estão sendo aperfeiçoadas
Além das citadas previamente, outras abordagens estão sendo estudadas como: bioCartilagem (Arthrex) e Implantes OCA criopreservados (largamente utilizado nos USA em contínuo aperfeiçoamento técnico). Estudos recentes demonstram que, em casos específicos, essas técnicas podem ser benéficas e trazer bons resultados.
Informação de qualidade somada ao compromisso com o seu bem-estar!
Espero que essas informações tenham lhe proporcionado mais conhecimento sobre as técnicas das quais estou sempre estudando. Acredito que estar atento, acompanhando os artigos científicos e avaliando as técnicas apresentadas na área que atuo faz parte da prática da boa medicina e é nela em que confio!
Você possui alguma dúvida ou comentário? A troca de informações é sempre bem-vinda e estimulada.