As lesões no menisco são uma das mais comuns relacionadas ao joelho. O menisco é uma cartilagem que compõem a articulação do joelho, agindo como uma espécie de amortecedor entre o osso da coxa, da perna e a patela. Sua principal função é garantir o amortecimento e estabilidade da articulação.
O que é uma ruptura do menisco?
Geralmente, o menisco sofre uma ruptura durante a prática de algum esporte. O movimento do agachamento pode acabar causando uma ruptura dessa cartilagem ou até mesmo o impacto durante algum esporte. Este tipo de lesão de menisco chamamos de lesões agudas e traumáticas.
Também é possível que essa ruptura aconteça por conta da idade. Isto é, pessoas mais velhas possuem maior tendência de sofrer uma lesão no menisco pois a cartilagem vai envelhecendo também, ficando mais fina e mais suscetível a lesões. Este tipo de lesão de menisco chamamos de lesões degenerativas e atraumáticas. Muitas vezes, quando essa cartilagem já está desgastada, movimentos comuns do dia a dia podem contribuir para uma ruptura dessa região. Por isso, são importantes os check ups anuais e também consultar um especialista ao sinal de qualquer dor no joelho.
Quais são os sintomas?
Os sintomas da lesão do menisco incluem dor intensa, rigidez e inchaço no local e incapacidade de movimentar o joelho por completo. Muitas vezes, o paciente consegue ouvir um estalo quando há o rompimento dessa cartilagem e consegue caminhar com o joelho lesionado. À medida que os dias passam, o joelho vai ficando mais rígido e incapacitando essa pessoa de realizar movimentos comuns do joelho.
Como o médico ortopedista irá avaliar o caso?
O médico especialista irá avaliar o caso de acordo com o histórico do paciente, as informações que ele fornecer sobre a lesão, através da avaliação do joelho e dos exames de imagem, como radiografias e RNM.
Um dos principais exames que o médico faz é o exame McMurray. Este consiste em flexionar e depois esticar e girar o joelho. Se o joelho produzir um estalo, quer dizer que o menisco foi rompido.
Como funciona o tratamento da lesão do menisco?
O tratamento será estipulado a partir da idade do paciente, do grau da lesão, das lesões relacionadas, de seu tamanho e localização. Dependendo de onde foi a lesão, ela pode cicatrizar “sozinha”. Em outros casos, é necessário cirurgia seguida de fisioterapia. Nas duas situações, é preciso que o ortopedista avalie o caso para estipular o melhor tratamento.
Além disso, o médico irá receitar remédios e também irá propor que o paciente cuide de sua alimentação especialmente durante o tratamento. Isto porque os nutrientes ingeridos irão contribuir para a boa recuperação do paciente. Beber muita água e consumir alimentos ricos em proteínas estão entre a lista de prioridades do cardápio, por conta de sua contribuição na regeneração dos tecidos.
O médico ortopedista irá avaliar o caso considerando que cada caso é particular de cada paciente. Deste modo, é importante que você consulte um especialista que seja de sua confiança e com boas referências. Não hesite em procurar um médico ortopedista quando sentir dor nos joelhos, pois por trás da sua dor, pode haver algum problema mais sério.